Dicas para escolher a cortina ideal

Tempo de leitura: 3 minutos

Qual a Cortina ideal? Curta ou longa? Lisa ou estampada? Clara ou escura? 

As cortinas são consideradas peças essenciais para uma decoração sofisticada no ambiente, não só por sua utilidade, mas também pelo seu lado decorativo. Além de suas características práticas, para regular a claridade e a temperatura do ambiente, elas criam uma barreira visual e garantem a privacidade de quem a utiliza, também servindo como um componente decorativo. 

São diversas dúvidas na hora da escolha, mas não se preocupe, separamos algumas dicas para te auxiliar nesse processo de escolha.

Tecidos:

Para uma decoração mais delicada, é recomendado o tecido para cortina de renda. Porém, para impedir a entrada de luz é necessário usar mais de uma camada de tecido.

O tecido Jacquard se caracteriza como um tecido mais grosso, com estampas e detalhes característicos, proporcionando a ideia de um ambiente decorado e elegante.

Cortina em Jacquard

Para transparência e leveza, a preferência é para o tecido Voil. Mas se ainda desejar um efeito mais opaco, pode se optar pelo linho 100% poliéster.

Cortina em Voil Cross

O linho também é indicado para acompanhar outros tipos de tecido, por ser neutro, é perfeito para ambientes arejados e formar diferentes composições.

Estilo Casual LINHO RÚSTICO

Se a intenção além de decorativa for também bloquear a entrada de luz no ambiente, recomenda-se as cortinas blackout, que possuem diversas variações e podem ser usadas como cortina principal ou segunda composição. 

Cortina em Blackout com Voil

Estilos clássicos são compostos por tecidos encorpados e com caimento que se ajustam a um varão ou trilho, já as decorações de estilos casuais recebem tecidos leves e despojados.

Cor:

Definir a paleta de cores e a utilização de estampas antes de mais nada, sempre facilita na hora de acertar sem muitas frustrações.

Porém, a escolha da cor é um toque muito pessoal, e varia de cada pessoa juntamente com o ambiente. Se estiver com dificuldades ou insegurança para apostar em cores e estampas, recomenda-se utilizar tons neutros e tecidos leves, que combinam com tudo.

Para obter um ambiente iluminado, é recomendado o uso de tecidos lisos e de cor clara, proporcionando a sensação de um ambiente maior. 

Para um ambiente mais reservado, que evite a passagem de luz externa e proporcione conforto e privacidade, é recomendado o uso de cortinas mais escuras.

Entretanto, é válido ressaltar que se o índice de luz solar é intenso no local escolhido, um tecido escuro irá reter o calor e aumentar a temperatura do ambiente.

Tamanho:

O tamanho da cortina é uma característica muito pessoal dentro de cada escolha, contudo, é importante ressaltar que quanto mais alta for a cortina, maior será a sensação de amplitude na decoração da casa. Muito cuidado para não deixar a cortina com a barra dobrada, evitando o acúmulo de sujeira.

Um fator fundamental para a escolha perfeita, é realizar a medição exata entre a altura e a largura das janelas antes de fazer a compra de uma cortina. 

É ideal que haja uma folga de 20cm de tecido para cada lado, evitando que a cortina fique muito esticada e ainda para que bloqueie perfeitamente a claridade ou calor no ambiente.

Com esse conjunto de dicas, temos certeza que será mais fácil fazer uma escolha de Cortina que valorize seu conforto e atenda a todas as características práticas, sem comprometer a beleza do ambiente.

A Cortinaro tem diversas opções em cortinas para deixar a sua casa ainda mais bonita. Consulte-nos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *